domingo, 13 de setembro de 2009

DOMUMENTÁRIOS- DIA 14/09 MINI-AUDITÓRIO I - CAC/ UFPE- 14h

Lições de um palco sem fim e Quando as garagens virarem teatro foram roteirizados e dirigidos pelo dramaturgo e videasta Luiz Felipe Botelho, enfocando aspectos das artes cênicas e sua importância na construção do ser humano. Ambos foram realizados pela Massangana Multimídia Produções, da Fundação Joaquim Nabuco, tendo sido exibidos em 2008 em rede nacional pela TV Brasil.

Voltado para o público em geral, Lições de um palco sem fim apresenta experiências e depoimentos que vão além das visões parciais e preconceituosas que ainda pairam sobre o fazer teatral. Assim, crianças, arte educadores, atores, diretores e autores falam do prazer que o teatro lhes traz e do bem que pode oferecer para o mundo, indiscriminadamente, partindo do individual e transbordando generosamente para o coletivo.

Quando as garagens virarem teatro aborda a trajetória de Arary Marrocos e Argemiro Pascoal, um casal que transformou a garagem de casa em um teatro, o Lício Neves. Através da companhia que fundaram, o Teatro Experimental de Arte (TEA), os dois vêm movimentando as artes cênicas na cidade de Caruaru (PE) desde 1962, formando gerações de artistas e criando interessante relação entre as escolas do município e o fazer teatral através do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG). Mais que produzir bons espetáculos, o trabalho do casal consegue unir arte à construção de indivíduos conscientes de seu papel na sociedade.

Na produção, Nilza Lisboa - que também é assistente de direção - e Fátima Accetti. Dentre os entrevistados, Albemar Araújo, Arari Marrocos, Argemiro Pascoal, Cassiano Gomes, Fábio Pascoal, Francisco Torres, Hélder Vasconcelos, Ivonete Melo, Kléber Lourenço, Leidson Ferraz, Maria Alves, Paulo Vieira, Roberto Birindelli, Rogério Mesquita, Romildo Moreira, Severino Florêncio, Zácaras Garcia e muitos outros.

Nenhum comentário: